17 de fevereiro de 2009

Trotes escolares

O estudante de 15 anos atropelado nesta segunda-feira (16) no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, quando fugia de alunos da Escola Estadual Ascendino Reis que queriam aplicar um trote, afirmou que quer esquecer o primeiro dia de aula. O atropelamento aconteceu a menos de uma quadra da escola. O jovem sofreu um corte na orelha e levou dez pontos.

“Acho que tem que acabar, legal não é, levar desaforo não é legal”, afirmou Lucas Oliveira Ângelo, que ressaltou que também não quer mais ouvir falar de trotes. O pai do adolescente, o autônomo Sérgio Ângelo, viu o momento em que o filho foi atingido pelo veículo.

“Ele estava atravessando na faixa de pedestre. Ele viu os garotos e deu um passo para trás, para não pintarem. No que ele deu um passo atrás a moça veio e pegou ele, ela não chegou a ver”, afirmou.

Outros alunos da escola contaram que foram obrigados a deixar que pintassem o rosto e o uniforme. Ao chegarem na escola, eles foram surpreendidos por outros alunos, ainda no ponto de ônibus.
saiba mais

Também não escaparam as roupas, rostos e cabelos de dezenas de outros alunos. Os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio disseram não ter tido opção – concordando ou não com a brincadeira. “Eles falaram que se a gente corresse, ia ser mais difícil”, disse Astolfo José Silva Costa, de 14 anos.

O advogado Rogério Ramos, pai de dois alunos, foi buscar os filhos dentro da escola quando soube que eles eram ameaçados por veteranos. “O meu mais velho estava com o celular e me ligou. Quando cheguei, vi uma coisa absurda”, afirmou.

A mãe de uma jovem de 14 anos que também estuda na escola fez um boletim de ocorrência. Sua filha teve o celular e o RG roubados durante o trote.

A direção da escola informou que chamou a Ronda Escolar assim que soube o que estava acontecendo do lado de fora. Os envolvidos fugiram. A direção disse ainda que não vai tolerar esse tipo de atitude e que deverá se reunir com os pais dos alunos que foram identificados.


Fonte: G1 Notícias

Trotes... Ah, os trotes. Como lido na notícia acima, trote não é aquelas mil maravilhas que costumam dizer. Em alguns casos se pode até dizer que o trote é legal e divertido só pra quem realiza.
Essa coisa de ser OBRIGADO a participar de um trote está tão longe da nossa constituição e ainda de qualquer bom senso saudável que me faz pensar que pessoas que agem dessa forma tem algum problema psicológico e tentam de forma frustrada jogar pra fora essa angústia fazendo com que outras pessoas sofram.
E não sou contra trotes. Não quando os mesmos são saudáveis! Mas como o texto acima, os trotes de hoje em dia estão longe de ser algo saudável e divertido.
Está na hora de começar a repensar as atitudes de muitos estudantes. Alguns acham que são reis da instituição de ensino e não admitem qualquer pessoa em um nível igual a ele, ainda que essa coisa de "nível" existisse.
Todos são alunos dentro de uma instituição de ensino. Quer sejam novos, quer sejam velhos, todos são ALUNOS!
Obrigar alguém a participar de algo que não lhe fará bem é, no mínimo, ignorar o fato de que o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

Tá na hora de repensar conceitos e se necessário for, começar a impor limites com direito a punição caso os mesmos não sejam observados.

Trote hoje em dia virou sinônimo de vandalismo, falta de respeito e marginalidade. E tendo em vista estes três pontos (só pra citar 03), concluo que, quem "levanta a badeira" de trotes como o da reportagem acima é marginal e merece punição.

Um comentário:

B'Matias disse...

Eu também não acho legal essa idéia de trote! Pode ser divertido, se ambos quererem, e não serem obrigados!

Eu tenho até medo dessas coisas...
vai ver, que é por isso que nunca entrei na Faculdade...rsrs


Thi, amo você!