16 de março de 2009

Desabafo

Lembro como se fosse hoje: Primeira campanha de Colportagem. Aquele colportor que nos liderava, dele falavam ótimas coisas. Eram sempre elogios. Sem nem o conhecer, o admirei.
O tempo passou, e agora esse colportor mostrou o caráter que tem. Como colportor, um excelente vendedor! Não me abalei. Colportagem envolve vendas! Mas o que me fez dar uns passos atrás com ele foi aquilo! Falar mal da liderança? Nunca o faça perto de mim.

Quantas vezes ouvi: "O Pastor é gente boa, mas não sabe o que faz... Erra aqui, aqui e ali..."

Prestava atenção e(pelo menos que acho que assim seja), como qualquer ser racional, averiguava o fato, para ver se era verdade ou não. Quando para minha surpresa (ou não) eu via que não era nada daquilo.

Hoje, em todos os lugares que vou, vejo pessoas falando da liderança da igreja. E nunca são boas coisas!
Críticas, julgamentos, comentários que eu preferia nem ouvir... E tudo por conta de egos que se sentiram afetados.
A desculpa é que é pela obra... Mas são os egos feridos que estão a falar mais alto.

Eu não aguento mais!

E são exatamente esse tipo de pessoas que muito falam e pouco fazem.
Quantas vezes não vi alguém reclamar que o evangelismo não era levado a frente pelo Pastor da igreja enquanto esse mesmo ser acusador sequer se envolvia com um projeto evangelístico. Seja de qual porte for.

Talvez eu precise rever meus conceitos, mas acredito que há necessidade de méritos para que uma crítica seja feita. Eu posso muito bem criticar um trabalho que alguém fez em um computador por que eu sei do que estou falando e até sou capaz de fazer melhor dependendo do caso. Isso só para dar um exemplo.

Mas o que entristece é ver, por exemplo, jovens que exigem uma posição da liderança para dar a eles o que eles querem quando eles só pedem besteira! E por ter tomado uma decisão de não dar a eles o que eles querem, os jovens se rebelam e começa o julgamento de que a liderança só faz coisa errada!

Dá vontade de gritar para pararem com isso. Mas de que ia adiantar?
Não só isso, muitos sequer sabem dos projetos que a liderança está desenvolvendo. Mas cobram o mundo e o universo da liderança.

Em um tripé, se uma perna quebra, a queda não é por que as outras duas não sustentaram, mas sim por que a que dava sustentação de um determinado lado parou de oferecer a ajuda que lhe era obrigação.

É um exemplo simples... Mas é um jeito que entendo as coisas.

E pra terminar, só mais umas palavras...

Acho que podemos falar mal de uma liderança a partir do momento que estamos a par de TODOS os projetos e se os mesmos estão sendo desenvolvidos ou não. Não só isso, mas também se o caráter de quem lidera é algo exemplar.

Por essas e outras, penso que se há algo a mudar, não é em cima, mas embaixo.

.
.
.

Um comentário:

B'Matias disse...

Concordo também Thi!!

Detesto que falem mal da Liderança na minha frente!

principalmente da Liderança da minha Igreja!!!!!!!!